A pandemia do coronavírus afetou a folia de carnaval este ano no Brasil. Por todo o país, os desfiles, blocos e festas foram suspensos para combater a disseminação da doença. E para quem pensou em viajar, a má notícia: na maior parte do país, os dias de carnaval serão de trabalho normal.
Isso acontece porque o carnaval não é feriado nacional, ele só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira de carnaval foi declarada feriado estadual por meio da Lei 5243/2008.
Nas localidades onde a data não é considerada feriado, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, podem ser ou não definidas como pontos facultativos no serviço público, e muitas empresas privadas optam por também liberar seus funcionários.
Com a pandemia, muitas cidades e estados suspenderam o ponto facultativo do carnaval este ano, e as empresas devem manter os dias de trabalho normais. Portanto, de acordo com o nosso texto ficou claro que Carnaval é ponto facultativo e não feriado.
Se você tem outras dúvidas relacionadas aos seus direitos, o escritório Laporte & Cubas Advogados Associados, está disposto a auxiliar seus profissionais em todas as medidas necessárias para garantia de seus direitos, e para isso você só precisa agendar seu horário e esclarecer as suas dúvidas, sem compromisso, através dos telefones (41) 3223-0024, (41) 9.8525-8425 e/ou (41) 9.9185-7172.