Muitas vezes nos sentimos injustiçados ou prejudicados por diversas situações. Afinal, é comum enfrentarmos algum tipo de problema ao longo da nossa vida. Pode ser uma empresa que não cumpre suas responsabilidades após a compra de um produto, ou, ao contratar um serviço, como manutenção para seu veículo, por exemplo, a empresa não proporciona a qualidade desejada. Até mesmo problemas pessoais, como divórcio ou questões patrimoniais. Então surge a dúvida: será a hora de contratar um advogado?

Na verdade, todas as vezes que o diálogo não é suficiente, e um ou ambos os lados tenham visões diferentes sobre um determinado assunto, e não consigam chegar a uma solução, é necessário contratar um advogado. Mas vamos explicar melhor quais as situações mais comuns em que você precisará de um profissional especializado.

1 – Divórcio

Essa é uma das situações que mais causam atritos, especialmente quando o casal tem filhos, e surgem questões como pensão alimentícia e divisão de bens. Contratar um advogado é fundamental. O profissional vai promover acordos de ambas as partes e legalizar a nova condição civil para que o casal separado possa seguir em frente com ordem e respeito.

Contratar um advogado qualificado trará maior conforto ao casal, orientando cada familiar sobre os seus direitos e deveres, de modo que todos saibam os passos a serem seguidos. Outros problemas familiares, como herança, também requerem a presença de um advogado. Não hesite em contratar um profissional, pois isto evitará desgastes familiares e trará maior segurança e satisfação para todos.

2- Insatisfação com produtos e serviços

Infelizmente, muitos produtos e serviços adquiridos podem gerar diversas insatisfações. E por esse ser um problema tão comum, foi criado o “Código de Defesa do Consumidor”, com um conjunto de normas e leis para que os clientes tenham menos problemas com as empresas.

Isto foi um marco para a justiça brasileira, assim como o crescimento e fortalecimento dos Procon´s, onde a grande maioria dos problemas são resolvidos com facilidade. Mas há casos em que a irresponsabilidade das empresas fornecedoras de produtos e serviços vai além da simples troca de produto, ou ressarcimento do valor gasto. 

Realizamos também atendimento online

Um serviço mecânico mal feito, ou a utilização de peças não originais e/ou reutilizadas, sem o conhecimento do consumidor, pode colocar a vida das pessoas em risco, ou ainda provocar acidentes e acarretar uma série de transtornos. Até mesmo falhas mais simples, como a não entrega de um bolo encomendado para um evento, pode ser uma situação muito constrangedora e provocar prejuízos.

Então, se mesmo com a intervenção do Procon você se sentir lesado e prejudicado, consulte um advogado para ter certeza que todos os seus direitos foram preservados.

3- Reclamação trabalhista

Esse é mais um forte motivo para que empregados e empregadores tenha que contratar um advogado. Para as empresas, mais do que contratar um advogado para um ação específica, é fundamental contar com uma assessoria constante, para o profissional de direito se atentar para as rotinas trabalhistas, registros de funcionários e outras tarefas mais burocráticas e complexas, atuando de forma preventiva e evitando problemas futuros.

Já para o trabalhador, contratar um advogado fará com que ele tenha todos os seus direitos realmente praticados pela empresa. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece uma série de leis importantes, que nem sempre são do conhecimento de todos os trabalhadores. As leis também podem mudar de acordo com cada situação, então o acompanhamento de um advogado fará a diferença para o trabalhador.

Conte com a Laporte & Cubas para auxiliá-lo em suas demandas

Os motivos que apresentamos aqui são os mais comuns e que também geram mais dúvida quando o assunto é contratar um advogado, mas há muitos outros casos em que você pode e deve contar com orientação jurídica especializada.

O escritório Laporte & Cubas Advogados Associados, está a disposição para auxiliar e prestar todo o suporte jurídico necessário, e para isso você só precisa agendar seu horário e esclarecer as suas dúvidas, sem compromisso, através dos telefones (41) 3223-0024, (41) 9.8525-8425 e/ou (41) 9.9185-7172. Em tempos de restrições impostas pela pandemia, atendemos também de forma online. Agende seu horário!

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *